
Comunicação: estratégias e ferramentas a serviço de mandatos populares
Fevereiro 26, 2021Cartazes e banners produzidos pela agência Metamorfose Comunicação estão expostos nas paredes da sede da Federação dos trabalhadores e das trabalhadoras do Comércio e Serviço do estado do Ceará (Fetrace)
Um olhar um pouco mais atento as paredes da sede da Federação dos Trabalhadores, Empregados e Empregadas do Comércio e Serviço do estado do Ceará (Fetrace) e é possível se deliciar com uma quantidade enorme de cartazes e banner que contam um pouco da história de luta do movimento sindical cearense.
A maioria dessas artes foram elaboradas pela Metamorfose Comunicação, com criação da jornalista Marina Valente e sua equipe que de 2008 à 2018, quando ocorre o duro golpe da Reforma Trabalhista, estiveram frente do trabalho de comunicação sindical da federação.
A Fetrace foi fundada em 31 de agosto de 1964. A entidade representa os sindicatos e trabalhadores do comércio e serviços do Estado do Ceará. Dentre as principais lutas está a regulamentação do horário de funcionamento do comércio e a campanha salarial unificada.
A última das artes produzidas, inclusive está exibida no pátio da federação e foi produzida após o término da relação contratual com a entidade, homenageando o ex-presidente Elizeu Rodrigues.
Segundo Esdras Gomes, sócio fundador da Metamorfose, a relação entre a entidade e a federação começou logo no início da agência e de certa forma não findou, “foi muito dura a separação, para nós mas também para muitos desses dirigentes, até hoje dói lembrar do Elizeu na tarde que o contrato foi encerrado, até porque ele dizia que jamais iria abrir mão de seus jornalistas já que existia, entre nós, uma simbiose muito grande, até hoje existe entre nós uma relação de carinho e cumplicidade, quando dá, a gente se ajuda”.
Para a também sócia fundadora e editora chefe, Marina Valente, foi emocionante ver as fotos dos materiais, “não apenas na sede da federação, mas nas entidades filiadas também, ali tem muita história, material que foi reconhecido e reproduzido até nacionalmente, é o nossos suor, nossa maneira de ter retratado a luta daquela entidade, que acompanhamos como uma família, ver essas imagens, me permite relembrar cada pensamento de comunicação que tive até o resultado final, o esforço de minha equipe, as lutas e ao mesmo tempo, me reenche do sentimento de reconhecimento e gratidão”.
Quem tiver o interesse de conhecer mais, a Fetrace fica na rua Pe. Mororó, 1055, Centro, Fortaleza-Ce.
Share this content: