
Dia Mundial de Combate a Aids trás conscientização e combate a estigmas
Dezembro 1, 2022
111 anos de Carlos Mariguella
Dezembro 5, 2022Por Marina Valente (Arte) e Bruna Marques (Texto).
Acompanhando a Trend de retrospectiva do Spotify, reunimos alguns cantores e músicas que representam bem o momento político e social que vivemos no último ano.
Muitos dos citados são atemporais e enriqueceram a música brasileira quando não só fizeram história na música brasileira, mas foram, e são, símbolos de resistência contra governos ditatoriais.
Os músicos pareciam se revezar entre o enfrentamento contra a ditadura e o acalento nas dificuldades. Foi assim quando Elis Regina chegou em 1976 com a música “Como Nossos Pais”, composição de Belchior, cantou de forma potente sobre amor, sobre os perigos na esquina, mas também sobre “vir vindo no vento cheiro de nova estação” e remeteu a mudanças na conjuntura política.
A composição de Renato Teixeira e Almir Sater “Tocando em Frente”, de 1990, fala não só sobre ter paciência e resiliência na vida, mas também sobre ter amor e “compreender a marcha e ir tocando em frente”.
Em 1981, Zé Geraldo trouxe uma densa reflexão quando na música “Cidadão” cantou sobre o homem que trabalhou na construção de um prédio e depois sequer podia entrar no edifício que virou escola, quem dirá matricular a filha que lá queria estudar.
Chico Buarque não poderia ficar de fora dessa trend e é representado pela música “Tanto Mar”. A composição, escrita em 1975 e lançada em 1978, conta de forma lúdica e bonita sobre a Revolução dos Cravos de Portugal, o mar que separa o Brasil das terras lusitanas e a vontade do povo brasileiro de também ascender em revolução.
Para finalizar esse quinteto de talentos, citamos “Rádio Pirata” do RPM, de 1986. A música chega nas rádios brasileiras com sua guitarra marcante e letra rebelde falando sobre invadir, tomar o que é nosso e fazer revolução.
O repertório brasileiro está repleto de músicas que não só enriquecem a discografia, mas cantam e contam a nossa história.
Share this content: