
Reunião do Governo Lula com Movimentos Sindicais
Janeiro 17, 2023
Brasil de Fato comemora 20 anos de comunicação dos movimentos populares e de esquerda
Janeiro 26, 2023A retomada da ascensão da imprensa brasileira e os novos desafios
A Editora Chefe da Metamorfose Comunicação, Marina Valente, concedeu entrevista para o Imprensa Sindical e tratou das expectativas e direcionamentos que o jornalismo sindical passa a ter com a mudança de governo, a reconquista do exercício pleno do jornalismo e a abertura para praticar a cobrança por mudanças efetivas no modo de conduzir a comunicação no Brasil.
Marina explicou que para um jornalismo sindical eficiente, é necessário que as empresas invistam em uma comunicação direta, clara e robusta. Assim, os trabalhadores ficam cientes dos direitos, deveres, de que forma podem cobrar pela execução das leis já vigentes, e como é possível lutar por melhorias nas categorias.
Outra questão abordada foi a respeito das vantagens e desafios da imprensa sindical, a editora relembrou casos em que as matérias publicadas ajudaram trabalhadores a enfrentar assédios e conseguir praticar suas funções com a devida dignidade. Mas a jornalista também lembrou que muitas vezes os “patrões sindicalistas” tomam o lugar dos opressores capitalistas.
“Jornalista é aquele que sai de ônibus para entrevistar o governador e volta a pé! Não é porque comemos, nos eventos, da comida do poder que fazemos parte dele. Somos operários da palavra”, afirma Marina Valente quando ratifica que o jornalismo vive em função de fazer da notícia ferramenta importante na construção de uma sociedade, e que diante das problemáticas da categoria, é necessário estar amparado pelo sindicato dos jornalistas.
A entrevista finaliza com a lembrança de que apesar do avanço na categoria dos jornalistas, é necessário refletir, dialogar e criar Convenções Coletivas de Trabalho para o setor.
Share this content: