
Dia Nacional do Repórter
Fevereiro 16, 2023
O Dia Mundial da Água e o agravamento da crise hídrica brasileira
Março 22, 2023A celebração do poder político feminino
O dia 24 de fevereiro foi instituído para celebrar a conquista do voto feminino no Brasil e fortalecer a memória do percurso transcorrido para este feito. Reconhecido em 1932, o voto feminino somente foi incorporado a constituição brasileira em 1934.
A oportunidade de escolha dos políticos que governam os municípios, estados e a nação foi somente uma das muitas das conquistas femininas que precisaram galgar um longo e árduo caminho até serem alcançadas.
Várias mulheres aguerridas e incansáveis estiveram a frente na luta para que a numerosa população feminina tivesse os direitos políticos equiparados aos direitos já gozados pelos homens.
Mulheres como Nísia Floresta plantaram através de suas participações em manifestações políticas, as reivindicações por igualdade de direitos civis, políticos, sociais.
Autora da frase “Recusar à mulher a igualdade de direitos em virtude do sexo é negar justiça à metade da população”, Bertha Lutz, retratou a importância da atuação das mulheres na política brasileira.
Todos esses percalços transpostos por essas importantes figuras históricas, contam como as mulheres eram vistas no passado. Tratadas como propriedades dos familiares eram ridicularizadas e difamadas quando se mostravam contrarias as situações que lhes eram impostas.
Reconhecer o avanço que toda essa luta proporcionou fortalece a memória e o entendimento da importância dessas conquistas. É graças aos incansáveis e dolorosos esforços das sufragistas que hoje mulheres podem exercer os mais diversos tipos de atividades e assumir, de forma brilhante, todos os cargos políticos.
Share this content: