
“Machismo é uma expressão política do patriarcado”: Marina Valente analisa machismo estrutural em palestra realizada na Faculdade Estácio de Sá
Abril 19, 2023
Marina Valente tem artigo publicado no Núcleo Piratininga de Comunicação
Maio 10, 2023O Pirambu recebeu, nesta segunda-feira (1º), o tradicional ato do Dia dos Trabalhadores e Trabalhadoras. Foram diversos movimentos sociais, políticos, sindicatos, centrais sindicais e frentes populares, que percorreram as ruas do bairro da periferia de Fortaleza no dia mais importante para a classe trabalhadora.
Várias bandeiras de luta foram levantadas pelos militantes durante a manifestação, como a reivindicação contra a taxa de lixo implementada pelo governo Sarto e pela revogação das reformas antipovo, como a da previdência, a trabalhista e a do ensino médio. Também foram reivindicados mais empregos, salário mínimo valorizado, contra os juros altos e pela vida das mulheres.
A união de vários movimentos e correntes políticas de esquerda neste dia marca a luta dos trabalhadores pelo que mais importa, que é a vida e a busca por melhores condições de trabalho para toda a classe.
Além de Fortaleza, centenas de cidades pelo país todo e milhares pelo mundo se manifestaram neste 1º de maio. Aqui, o movimento é feito na periferia, onde a maior parte dos trabalhadores mora.
Share this content: