Cearenses Brilham na Copa Mundial dos Sem Teto 2024
Setembro 26, 2024
Editora-chefe da Metamorfose Comunicação participa de live comemorativa da Multipolar TV, canal português especialista em geopolítica internacional
Setembro 28, 2024Seleção Brasileira está classificada para as quartas de finais
Com um time misto entre homens e mulheres, dois talentos cearenses, Jéssica Monteiro, 16, Levi Charles, 17, fazem sua estreia na Copa Mundial dos Sem Teto, a Homeless World Cup 2024, que acontece em Seul, na Coreia do Sul. Ambos representam a esperança de muitos, superando desafios e adversidades para chegar até aqui.
Jéssica é natural de Missão Velha e faz parte do projeto Real Insolitam, uma equipe desportiva feminina do município. Nas redes sociais, o projeto de Jessica comemorou a participação da jovem no campeonato. “EXTRAORDINÁRIA! Vai lá, vive esse sonho”. E completa: “Onde quer que você vá, estaremos sempre na torcida. Você é gigante e o mundo pequeno pro o seu talento”.
Já Levi é estudante da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Almiro da Cruz, situada no municipio de Barbalha.
O jovem conta que teve o apoio da gestão escolar e dos seus professores. Para o diretor da escola, professor Marcos Matos, saber da participação do estudante foi muito gratificante . “Demos total apoio, como sempre fazemos com todos os alunos que se destacam, seja no esporte ou qualquer outra área”, concluindo que a comunidade escolar ficou muito feliz com a conquista.
O professor de educação física da escola, Carlos André, tem acompanhado de longe a rotina de Levi em Seul, convesando diariamente. Carlos diz que Levi em sala de aula também é um excelente aluno e põe mérito para a familia do jovem, com quem também mantém contato. E complementa: “Tô tendo o Levi como um filho, porque desde a saida dele aqui do Ceará, eu assumi essa responsabilidade enquanto professor”. Enquanto atleta, o professor diz que o jovem é dedicado e acredita bastante nos seus sonhos e, por isso, deu total apoio com a comunidade escolar na viagem, nas questões burocráticas e financeiras.
Sobre como a família recebeu a notícia da participação na competição, Levi comenta: “recebemos uma mensagem e ligação do Pupo (Fernandes), explicando que eu tinha passado para a seleção de futebol social” e conclui. “Todo mundo ficou sem acreditar… eu mesmo”. O jovem barbalhense conta ainda que o momento é uma sensação única “nunca pensava que eu iria sair de onde sou. É muito dificil as coisas. E representar o Ceará e o Brasil, para mim é incrível”
Classificada para as quartas de final em jogo ocorrido hoje, 26, a seleção já está na disputa pelo troféu e participa da competição mundial na busca pelo Tetra, tendo conquistado títulos nos anos de 2010, 2013 e 2017. A competição iniciou no último dia 21 de setembro e segue até o dia 28.
Este ano, a copa reúne 52 equipes de 38 países, sendo ao todo 450 jogadores.
Segundo a Futebol Social, Organização Não Governamental (ONG) responsável pela seleção brasileira na copa, os atletas que representam o país em Seul são jovens em situação de vulnerabilidade social, por isso, optam por chamar a modalidade de “futebol social” ou de “rua”.

Foto: Reprodução rede social. Pupo Fernandes junto a membros e idealizadores do Projeto Dom Bosco, de Barbalha membros
O técnico da seleção, Pupo Fernandes, esteve em janeiro no Ceará visitando o projeto Dom Bosco, em Barbalha, que proporciona além de aulas de futebol, aulas de capoeira e reforço escolar.

Foto: Reprodução rede social. Seleção brasileira na Homeless Word Cup
Compõe a seleção brasileira outros seis jogadores, Riane Karen,18, da Bahia; Anna Carolina, 18, e Matheus do Carmo, 20, do Rio de Janeiro; Guilherme Temístocles, 18, do Distrito Federal; Raurisson da Silva, 18, do Pará; e Andrew Vitor, 19, do Amazonas.
A primeira competição mundial da modalidade aconteceu em 2003, na cidade austriaca de Graz.
Você pode acompanhar a Seleção Brasileira através do @futebol.social e a competição completa através do @homelessworldcup.
Por Jonathan Sales, estágiario de jornalismo na Metamorfose Comunicação.
Revisão: Esdras Gomes e Renato Freire
Share this content: