
Pelo fim do massacre no Oriente Médio!
Outubro 16, 2024
Youtube entra na luta contra ‘GunTubers’
Outubro 23, 2024No dia 21 de outubro de 2004, o Brasil testemunhou a primeira transmissão de um podcast, realizada por Danilo Medeiros através do programa Digital Minds. Desde então, essa data passou a ser celebrada como o Dia do Podcast no Brasil, em homenagem a um formato de comunicação que se tornou extremamente popular tanto no país quanto em várias partes do mundo.
De acordo com do Spotify, entre os meses janeiro a setembro de 2023, houve um aumento de 36% na produção de podcast, ficando o Brasil como o segundo maior país em consumo e criação de podcasts no mundo. O formato, que pode ser tanto em áudio quanto em vídeo, destaca-se pela facilidade de acesso, permitindo que o público consuma o conteúdo em diversas situações do dia a dia.
Podcast Subversiva
Entre os podcasts brasileiros, destaca-se o Subversiva, produzido pela Metamorfose Comunicação. Misturando política, humor e entretenimento, o programa tem como público-alvo movimentos sociais, políticos, partidos, e pessoas identificadas com pautas progressistas. O nome do podcast faz referência ao uso pejorativo da palavra “subversiva” durante a ditadura militar, quando era usada para rotular aqueles que se opunham ao regime. Hoje, o termo é ressignificado pelo podcast como símbolo de resistência e desejo de subverter a ordem opressora.
A Metamorfose Comunicação, fundada em 2006, é uma agência especializada em comunicação sindical, já tendo trabalhado com mais de 50 entidades. O estúdio MetaCast, que produz o Subversiva, faz parte dessa estratégia de avançar na disputa de narrativas contra o capital, oferecendo uma webrádio voltada para os movimentos sociais e suas pautas, personagens e a versão da classe trabalhadora.
O Subversiva segue o princípio de “pensamento de comunicação”, que une teoria e prática, e é apresentado pela jornalista Marina Valente. Com 17 anos de dedicação ao movimento sindical e social, Marina também é editora-chefe da Metamorfose Comunicação. Em 2014, atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Esporte do Governo do Estado do Ceará. Ao longo de sua trajetória, ela apresentou diversos projetos de comunicação popular no Ceará e enfrentou fortes ataques bolsonaristas por sua postura firme na denúncia do golpe de 2016.
Share this content: