Fim da Escala 6×1 pode reacender a eleição da presidência da Câmara: Ecos políticos no Ceará
Novembro 13, 2024Anistia em debate na Câmara: Atentado em Brasília pode influenciar discussões?
Novembro 14, 2024Proposta de Emenda a Constituição (PEC) recebe número necessário de assinaturas e será debatido na Câmara Federal
Nos últimos dias, o debate acerca da redução da jornada 6×1 tomou conta das redes sociais e da opinião pública dos brasileiros. Proposta pela deputada federal Erika Hilton, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) precisava da assinaturas dos deputados para poder entrar oficialmente em debate na Câmara Federal, com o amplo apoio de movimentos sociais, sindicatos e centrais sindicais.
A PEC, que há seis meses aguardava apoio dos parlamentares, conquistou ontem, 13, o número de assinaturas necessárias para prosseguir. Até a manhã desta quinta-feira, 14, as assinaturas já ultrapassavam o número mínimo de 171.
Reunindo majoritariamente o apoio de parlamentares do campo da esquerda, a proposta visa dar aos trabalhadores, mais qualidade de vida.
A autoria do texto proposto no projeto apresentado pela deputada partiu de um de seus correligionários de partido, o vereador carioca, Rick Azevedo, que faz parte de um movimento intitulado Vida Além do Trabalho (VAT).
O movimento tomou ainda mais visibilidade após a divulgação de uma petição pública, na qual solicita a redução e apresenta pontos a serem levados em consideração. A petição, até ontem, já contava com mais de 1,5 milhões de assinaturas de internautas.
Exemplo em outros paises
Para embasar ainda mais a necessidade de redução da jornada, há a comparação com outros países pelo mundo, principalmente grandes potências mundiais. EUA, Alemanha, Rússia e Japão, Reino Únido, Canadá e França, são hoje alguns dos países em que a escala de trabalho é de 5×2.
Testes feitos pela ONG 4 Day Week Global reforçam a tese da melhora na produtividade. Algumas empresas, em parceria com a ONG, já aderiram à proposta.
Mobilização popular
Trabalhadores, sindicatos e movimentos sociais convocaram para esta sexta-feira, 15, mobilizações em todo o país para pressionar a agilidade no debate e aprovação da proposta. Em Fortaleza, no Ceará, a concentração das atividades acontece na Praça do Ferreira, no centro da cidade, a partir das 10h.
Por Jonathan Sales, estágiario de jornalismo na Metamorfose Comunicação.
Revisão: Marina Valente
Share this content: