
Nas paredes da memória: Sede de Federação guarda cartazes feitos pela Metamorfose
Dezembro 23, 2020
1º de Maio: 135 anos um marco da luta por direitos e liberdade
Abril 27, 2021Um vereador, deputado estadual ou federal, nascido das lutas dos movimentos populares, não deve se limitar somente à prestação de serviços individuais, como geralmente os mandatos ligados aos poderes econômicos fazem.
Um mandato popular deve ensinar o povo a fazer política, e prestar contas cotidianamente a quem o elegeu e também àqueles que não lhe deram seu voto.
As redes sociais são um novo elemento de comunicação para se fazer a prestação de contas. Além dos jornais, cartilhas, rádio, imprensa e outros meios.
Mas os meios de comunicação do mandato não devem se limitar a falar das ações do parlamentar. Devem ser eespaços educativos, pois infelizmente o acesso ao conhecimento é vedado à maior parte da população.
Explicar o que é política, como agir, o que é o parlamento e que temas estão em discussão no país, são ações para diminuir a alienação em que vive grande parte da população.
O mandato popular deve, ainda, combinar ações nas redes sociais, pelas diferentes plataformas que a população usa como o youtube, instagram, facebook e twitter, com a conversa do corpo a corpo, obtida pela distribuição de jornais, panfletos e cartilhas.
Neste sentido, a Metamorfose Comunicação dá cinco dicas:
1 – Conheça o seu público para definir que redes sociais usar: Esse conhecimento pode ser obtido, a partir de pesquisas e da observação no corpo a corpo. Conhecer o público também vai ajudar a definir os assuntos que são prioridade para seus eleitores;
2 – Tenha frequência: Não adianta aparecer pouco. Memorize aquele ditado popular: “Quem não é visto, não é lembrado”. A participação na tribuna da câmara, os boletins do mandato, assim como as postagens nas redes sociais, têm que ter uma frequência para que você esteja presente na memória dos seus eleitores. Não deixe para fazer comunicação próximo das eleições, pois você pode ter uma boa atuação, mas o eleitor pode interpretar errado a comunicação;
3 – Organização e planejamento: Planeje as ações do mandato junto ao que acontece no parlamento, para que ganhe visibilidade. Ações sem planejamento podem fazer com que um bom projeto não tenha a visibilidade necessária;
4 – Argumentação e oratória: O parlamentar tem que saber explicar suas ações e projetos para que o eleitor saiba que o seu voto está sendo correspondido;
5 – Profissionalização da Comunicação: É cada vez mais necessária fazer comunicação com saber mais técnico, por contas das inúmeras formas para se comunicar. Do podcast (áudios), passando por vídeos e artes para redes sociais até os textos. Além das formas convencionais, como jornais e panfletos.
Share this content: