
Anistia em debate na Câmara: Atentado em Brasília pode influenciar discussões?
Novembro 14, 2024
📸 A força da luta através das lentes
Janeiro 8, 2025O Brasil viveu um momento delicado em 2023 com a tentativa do golpe de estado de 08 de janeiro, quando apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram as sedes dos Três Poderes – o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto. Fato lamentável, logo ocorrido na mesma semana na posse do presidente Lula, eleito democraticamente em 2022 trazendo novamente o sentimento de esperança e liberdade.
Nos dois anos que marca o dia dos ataques golpistas de 08 de janeiro, governo faz ato no Palácio do Planalto na manhã desta quarta-feira (08), denominado ‘Abraço pela democracia’, com retorno de 21 obras restauradas, voltando ao acervo da presidência.
Durante o ato, foram reintegradas ao espaço físico do palácio obras de arte danificadas pelos vândalos, com um abraço simbólico à democracia na Praça dos Três Poderes. Em dois anos, o STF condenou 371 incitadores ou executores dos atos golpistas, homens e mulheres que participaram da invasão e destruição das sedes dos Três Poderes e que provocaram um prejuízo de mais de R$ 26 milhões.
Esses ataques aos prédios públicos foi um real ataque à democracia, essa tentativa de golpe veio de um discurso de ódio e desinformação. Desde então, a Polícia Federal investiga sobre o apoio logístico e financeiro para esses ataques acontecerem, pois desde a vitória de Lula nas urnas, com objetivo de “restaurar a ordem”. Vários acampamentos foram sendo organizados em todo país, contudo, a custo de quem? Com apoio de quem? Com financiamento de quem?
A retomada do poder pelo campo progressista gerou alívio nos trabalhadores, que têm suas pautas representadas, além das minorias. Essa tentativa de golpe que buscava enfraquecer o início do governo Lula teve resposta contrária. Lula, em um ato simbólico, adentrou ao prédio no final do dia de braços dados com líderes progressistas e apoiadores, mantendo-se firme na defesa da democracia.
Infelizmente, muitos grupos bolsonaristas foram se fragmentando e resultando em várias vertentes extremistas que representa ainda uma ameaça, assim como aconteceu em novembro, resultando no óbito de um extremista que lançou explosivos na frente do Supremo Tribunal Federal (STF). É um alerta para os desafios que a democracia ainda enfrenta.
Nosso país tem histórico de lutas de classes, lutas democráticas e de união, e é assim que a resistência do povo pode construir o futuro igualitário.
Share this content: