
Cinco canções que contam sobre história e música brasileira
Dezembro 1, 2022
COM SISTEMA TRIBUTÁRIO QUE CONCENTRA RENDA, CEARÁ ATINGE PIOR PATAMAR DE EXTREMA POBREZA
Dezembro 6, 2022O guerrilheiro baiano foi um dos principais nomes da luta comunista contra o regime ditatorial
Por @bruna.amarques (texto) e @gavbsxd (arte)
O dia 05 de dezembro é marcado pelo nascimento de vida de Carlos Marighella. O baiano foi um importante personagem na história do enfrentamento contra a repressão dos regimes militares brasileiros.
Em decorrência de sua militância política, o guerrilheiro e poeta, Carlos Marighella, foi perseguido pelo regime militar e considerado inimigo número um do Brasil. Seu discurso incluía a defesa da luta armada e o incentivo a expropriação da riqueza dos grandes capitalistas.
Foi eleito deputado federal pela Bahia em 1945, pelo PCB, integrando a primeira bancada do partido juntamente com João Amazonas, Jorge Amado, Mauricio Grabois e Luis Carlos Prestes, este eleito senador. Em maio de 1947, o presidente Eurico Gaspar Dutra considerou o Partido Comunista ilegal e o parlamentar passou a atuar na clandestinidade.
Entre seus escritos de maior repercussão está o “Manual do Guerrilheiro Urbano”. A renomada publicação que foi louvada por intelectuais da esquerda e teve trechos publicados por Jean-Paul Sartre.
Mariguella foi emboscado em 1969 e executado pelo conhecido grupo de extermínio de São Paulo, liderado pelo delegado Sérgio Fleury.
Em 2020, sua neta, @mariamarighella foi eleita vereadora em Salvador e em 2022, foi eleita deputada federal pelo PT, trazendo novamente o sobrenome de Mariguella, a Câmara Federal.
Share this content: