
13 de Abril – Aniversário Fortaleza
Abril 13, 2023
1º de maio em Fortaleza une sindicatos e movimentos sociais no Pirambu
Maio 2, 2023
A jornalista, sócio-fundadora da Metamorfose Comunicação e diretora do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), Marina Valente, participou de mesa redonda na Faculdade Estácio de Sá, em Fortaleza/Ce.
Com a temática “Machismo Estrutural nas Redes Sociais”, a palestra foi realizada no dia 20 de março, no Campus Centro. A palestra foi destinada a alunos de cursos que fazem parte do Núcleo de Economia Criativa da entidade.
Na ocasião, foram discutidas as práticas machistas e misóginas que permeiam as redes sociais, e que ainda acontecem de forma deliberada, visto que seguem sendo praticadas sem rastreio efetivo e sem o reconhecimento jurídico deste ato como um crime e consequentemente, sem punições legais. O encontro também contou com a participação da publicitária Lana Verdade.
Em sua fala, Marina traçou o histórico de construção do machismo estrutural até os dias atuais e destacou que esse machismo está concretizado dentro da nossa formação: “A gente tem que saber que ele não começa nas redes sociais, mas sim na Grécia Antiga, lá na formação inicial que a gente tem de conhecimento de República, consciência política, democracia”, esclarece.
A jornalista explicou para os alunos a importância de falar sobre o tema, já que, “acima de tudo, o machismo é uma expressão política do patriarcado, de uma sociedade formada por homens, dominada por homens e onde os homens precisam da estrutura de machismo para se segurar no poder”.
Confira a íntegra da palestra abaixo e no link a seguir: https://youtu.be/RvytKXWlz-Y
Share this content: